A atual geração do Mercedes-Benz A 45 AMG é movida por um 2.0 turbo de 4 cilindros, capaz de gerar 381 cavalos. Porém, a Mercedes pretende dar um passo a frente em direção ao seu principal concorrente, o Audi RS3, que possui um bloco maior (2.5 de 5 cilindros) e rende 400 cv.
Tudo isso foi divulgado por Tobias Moers, chefe da Mercedes-AMG. Segundo o executivo, a próxima geração do A 45 não vai render menos que 407 cv utilizando o 2.0 turbo. Moers também falou sobre uma provável utilização de um turbo elétrico, que funcionará associado ao 2.0 turbo e também aos motores 3.0 de 6 cilindros da marca. Porém, isso ainda está em discussão e provavelmente ficará para uma versão posterior.
Apesar do RS3 ser 2.5 e possuir 5 cilindros, a filosofia por trás do A 45 é bem simples: ser melhor e mais econômico. Isso porque um motor maior consome mais, num sentido geral. E abrir mão da economia só vale a pena quando se possui um bom desempenho.
A nova geração do hot hatch da Mercedes-AMG deve receber ainda um câmbio automático de dupla embreagem com 9 marchas, mais espaço interno e novas tecnologias: uma delas é uma tela de TFT – seguindo os passos da rival Audi.