A nova geração do Polo enfim foi confirmada oficialmente para o Brasil. Até então cercada mistérios, a novidade chegou a ser cogitada como o 'Novo Gol' para o nosso mercado, mas o presidente da marca no Brasil, David Powels, esclareceu durante a última segunda-feira (17), durante a apresentação do up! 2018 à imprensa, que o novo modelo ficaria caro demais pra ser um Gol. Segundo Powels, o Novo Polo terá 'muito mais tecnologia' e será conhecido 'em breve'.
O modelo fará parte dos 9 lançamentos deste ano prometidos pela montadora. A nova geração do Polo nasce da plataforma modular MQB-A0, uma versão encurtada da plataforma utilizada no Golf. A ideia de lançar o modelo como 'Novo Gol' até chegou a ser considerada, mas foi descartada após as constatações acima citadas.
A nova geração marcará a terceira edição do Polo em solo brasileiro e a sexta em território mundial. Aqui, o modelo teve sua última geração finalizada em 2014. Ainda maior e mais espaçosa, com 2.56 metros de entre-eixos e aproximadamente 350 litros de porta-malas, a novidade ficará por conta do ressurgimento do modelo.
Em relação aos motores, são esperados o 1.0 TSI de 105 cv que equipa o up! e o 1.6 de 4 cilindros renovado, que gera 120 cv no álcool e 110 cv na gasolina. As opções de câmbio serão provavelmente as já conhecidas: manual de seis marchas e automatizado I-motion de também seis marchas. A mesma plataforma do Novo Polo também dará vida a modelos como Virtus e T-Cross, além de uma picape cabine dupla com porte de Renault Oroch.