Notícia

Os ridículos 80.000 dólares do Jeep Grand Cherokee brasileiro (Texto publicado originalmente no site da Forbes)

Publicado: 16 de agosto de 2012 - Por: Redação

Alguém pode pensar que pagar 80.000 dólares por um Jeep Grand Cherokee significa que ele vem equipado com asas e jantes banhados a ouro. Mas, no Brasil, esse é o preço padrão.

O Jeep Grand Cherokee 2013 custa aos brasileiros surreais 179.000 reais ou, grosseiramente, 89.500 dólares. Impostos de importação e outras taxas fazem com que brasileiros que compraram um Jeep Cherokee pudessem ter comprado três deles se morassem em Miami. Nos Estados Unidos, o Jeep Grand Cherokee 2013 vai custar a você cerca de 28.000 dólares. Isso é, aproximadamente, metade da renda média dos americanos, mas 89.500 dólares está a anos luz da metade da renda média dos brasileiros.

Para não ser superado, O Grupo Chrysler vai lançar seu Dodge Durango SUV ainda mais caro que o Grand Cherokee da Jeep. O Durango vai ser apresentado no Salão de automóveis de São Paulo em outubro por “míseros” 190.000 reais (95.000 dólares). Nos Estados Unidos ele é vendido por mais ou menos 28.500 dólares. Um professor primário do Sistema Público de ensino do Bronx (subúrbio de Nova Iorque) pode comprá-lo. Tá bom, talvez não um modelo novo... Mas um com 1 ano ou 2 anos de uso, com certeza.

Não existe outra razão além de uma tributação exagerada, com mais de 50% de taxa, e a ingenuidade do consumidor pensando que pagar o preço de uma BMX5 em uma Cherokee tem o mesmo valor. Desculpem, ‘Brazukas’... Não existe status em um Toyota Corolla, Honda Civic, Jeep Grand ou Dodge Durango. Não sejam enganados pelo preço. Você está, definitivamente, sendo roubado.

Pensem nisto dessa maneira: E se seu amigo americano te falasse que pagou 150 dólares numa Havaianas? Você o diria que ele pagou muito. Claro que essas sandálias são sexy,  chiques e tendência, mas elas não valem 150 dólares. Quando se fala em carros de status no Brasil, as classes altas estão servindo Pitu e 51 nas suas caipirinhas e pensando nisso como  licores top.

Para os que sabem ler em português, olhem o site Notícias Automotivas, um blog brasileiro sobre carros. Eles têm um artigo explicando detalhadamente onde a maioria do dinheiro dos carros, do caríssimo mercado automotivo brasileiro, está. Nele, é discutido que a grande parte da culpa pelo alto preço dos carros, e não apenas carros de ponta, mas carros de entrada feitos no brasil como o Fiat Palio, é porque a margem é muito alta. A Fiat, por exemplo, deve sua vida ao Brasil. A marca automotiva italiana vende mais carros no Brasil do que na Itália. Não é fácil saber quanto as quatro grandes marcas automotivas estão ganhando com as vendas de veículos lá, porque eles não o relatam. Mas se você ligar para Detroit e perguntar, normalmente, a resposta que você recebe é o que companhias como a GM, por exemplo, ganham na região. O problema lá é que a região engloba toda a América latina, o meio leste e a África. Enquanto isso, os brasileiros terão que aprender como conviver com esses preços lunáticos, que eles já têm. Vendas de carros no Brasil – na balança - estão de vento em polpa graças as facilidades do crédito e incentivos que abaixam o preço dos carros. De qualquer maneira, carros de entrada no Brasil custam aproximadamente 20.000 dólares e não vem com os mesmos sinos e assobios que um carro de entrada nos Estados Unidos.

*Traduzido e editado por Carangos PB

Texto original em Forbes.com

Obrigado pela dica, Israel Cavalcanti.

Forbes Grand cherokee jeep preços de carros Texto

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!