Dotado do potente V8 do Hellcat, a versão Trackhawk do já monstruoso Jeep Grand Cherokee mostra que não está para brincadeira. Com 707 cavalos de potência e 0 a 96 km/h em 3,5 segundos, o SUV com puxada esportiva promete dar trabalho à concorrência.
De acordo com 'conversas da internet', o bloco que equipa a novidade precisou passar por pequenos ajustes para preservar a tração integral do carro. Como referência, o mesmo 6.2 V8 do Challenger e Charger SRT Hellcat possui 707 cv e 89,8 kgfm. Mas, apesar de ter a mesma potência, no Grand Cherokee Trackhawk ele gera nada módicos 89,2 kgfm. Segundo dados oficiais, esse conjunto tem capacidade de carregar até 3.266 kg.
Apesar do mínimo ajuste, os 2.433 kg do modelo são empurrados em apenas 11,6 segundos numa arrancada de um quarto de milha (400m) – segundo dados da fabricante -, com velocidade máxima de 290km/h. Isso dá ao Jeep Grand Cherokee Trackhawk o título de SUV mais rápido do mercado (se excluir o Tesla Model X P100D no modo Lucidrous – já que a definição de SUV não é um consenso). Nesse modo citado, o “SUV” elétrico precisa de apenas 2,8 segundos para atingir os 96 km/h a partir da inércia – contra os 3,5 segundos do Jeep.
Disponível apenas com o câmbio automático de oito marchas, o Grand Cherokee Trackhawk conta também com um sistema de tração integral controlado eletronicamente, além de um diferencial com deslizamento limitado nas rodas traseiras. A tração pode ser perfeitamente 50% nas rodas traseiras e 50% nas rodas dianteiras, mas também conta com outras opções (dianteira/traseira): 30/70 – modo Track; 35/65 – modo Sport; 60/40 – modo “Tow” (reboque). Também é possível deixar no modo Auto, com tração 50/50 ou 40/60.
A árdua tarefa de parar esse monstro fica para o conjunto de freios brembo de 400 mm na dianteira e 350 mm na traseira. Segundo dados oficiais, são necessários 34,7 metros para atingir a inércia a partir dos 96 km/h.
Externamente, alguns upgrades estéticos – porém funcionais – foram adicionados. Destaque para o para-choque dianteiro avantajado, que ajuda na refrigeração. A lateral, por sua vez, ganhou rodas de 22", enquanto a traseira passa a vir com um conjunto de 4 ponteiras de escape. Internamente, o motorista desfruta de um ótimo cockpit com conta-giros central e tela de 8,4” com funções exclusivas para monitoramento do desempenho. Como opcional é possível escolher acabamento em couro premium nas cores preto ou vermelho. Também é possível, como acessório, escolher cintos vermelhos.