Desde quando foi lançado, em 2010, o Audi RS5 sempre usou um motor 4.2 V8 aspirado. Agora, na nova geração, o modelo segue a tendência da montadora e utiliza um 2.9 V6 biturbo. As mudanças foram apresentadas nesta semana durante o Salão de Genebra.
O novo motor gera 456 cavalos, apenas 6 a mais que o aspirado, mas possui um rendimento de 0 a 100 km/h mais satisfatório, já que só precisa de 3,9 segundos contra os 4,5 segundos do modelo anterior. Isso foi possível por conta do novo bloco e da redução de 60 kg no peso total do esportivo. Considerando o pacote Dynamic, a velocidade máxima é do RS5 2018 é de 280 km/h.
Tudo isso é passado para o chão através da caixa automática de oito marchas, que funciona associada à tração permanente Quattro. O conjunto distribui a potência assimetricamente, sendo 40% na dianteira e 60% na traseira. Além disso, é possível escolher um diferencial traseiro esportivo como opcional.
O novo modelo segue cumprindo a promessa do novo CEO da marca, Stephan Winkelmann - anteriormente a frente da Lamborghini -, de dobrar o número de carros da Audi Sport no mercado, totalizando oito novos modelos.
De acordo com a Audi, o novo RS5 deve começar a ser entregue na Europa até metade de 2017, com as primeiras encomendas já acontecendo em maio próximo. Ainda não há previsão para os mercados norte-americano e sul-americano.