Para a alegria dos entusiastas, a Honda levou o novo Si - ainda em forma de conceito - para o Salão de Detroit (Estados Unidos), que abriu suas portas nesta semana. Apresentado anteriormente em Los Angeles, no mês de novembro, a nova geração do esportivo japonês é tratada pela fabricante como o Si mais potente, mais rápido e com melhor dirigibilidade da história.
O Civic Si Prototype é apresentado em Detroit apenas na versão cupê, tendo em vista que a Honda não quer tirar o foco da nova geração da minivan Odyssey. A variante sedã do Si deve ser revelada ainda neste ano, mas numa outra ocasião.
Se o Civic ficou mais agressivo nas versões convencionais, na Si o apelo esportivo está ainda mais evidente. Embaixo do capô, o modelo traz o bloco 1.5 turbo com injeção direta - o mesmo que equipa a versão Touring, mas recalibrado pra entregar mais potência e torque. Como trunfo para os puristas, a nova geração do Si continua com o câmbio manual de seis marchas, de relações bem curtas, e recebe ainda diferencial de deslizamento limitado, direção ativa com calibração mais esportiva e suspensão regulável, entre outros itens.
O interior não conta com muita firulas, seguindo uma proposta mais simplista, com destaque para os bancos-concha com o logo Si, apliques em carbono no painel, nova central multimídia e computador de bordo mais robusto.