Notícia

Porsche apresenta nova geração do Panamera no Salão do Automóvel de São Paulo

Publicado: 17 de novembro de 2016 - Por: Redação

Quarto maior evento automotivo do mundo, o Salão do Automóvel de São Paulo é sempre uma ótima oportunidade das montadoras mostrarem o que elas têm de melhor. A Porsche trouxe a nova geração do Panamera, modelo que foi lançado em 2009 e já soma mais de 150 mil unidades comercializadas em todo o mundo. Segundo a própria marca, o novo Porsche Panamera concilia duas características contrastantes: ele oferece, ao mesmo tempo, o desempenho de um genuíno modelo esportivo e o conforto de um sedã de luxo.

1

No Brasil, a nova geração do Panamera começa a ser vendida até o final deste mês. O modelo chega em duas versões: 4S e Turbo, custando R$ 758 mil e R$ 981 mil, respectivamente. A versão em exibição no evento paulistano é a Turbo, que tem um potente 4.0 V8 turbo de 550 cv e 78,5 kgfm de torque. Com essa configuração, o esportivo da Porsche acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos (3,6 segundos com o Sport Chrono Pack), com velocidade máxima de 305 km/h.

6

Sobre a nova geração do Porsche Panamera

Com linhas mais dinâmicas e bem resolvidas, o visual da nova geração do Panamera ficou mais agressivo. "O observador irá reconhecer imediatamente a linha de teto semelhante à de um cupê, mas ela agora está muito mais 'rápida', ainda mais dinâmica e inclui uma nova janela lateral que reforça ainda muito a vista lateral similar a um cupê", afirmou Michael Mauer, chefe de Estilo da Porsche AG, que explicou os objetivos de design que foram estabelecidos para o novo modelo: "O novo Panamera pode ser identificado ao primeiro olhar como um Panamera, mas também como um novo Panamera. Seus pontos fortes foram ressaltados, suas fraquezas removidas e, acima de tudo, sua personalidade foi preservada."

2

4

No quesito dimensões, o cupê de quatro portas ficou 35 mm mais comprido, 5 mm mais largo e 5 mm mais alto que o anterior. O resultado disso é um entre-eixos 30 mm maior. O porta-malas ganhou 50 litros e agora tem capacidade para 495 litros.

O interior da nova geração do Panamera ficou mais refinado, com layout redesenhado e adoção de novos materiais nas aplicações. O console central recebeu superfícies sensíveis ao toque, que substituem a 'infinidade' de botões presente na geração anterior do carro. A montadora batizou a nova interface de Porsche Advanced Cockpit, uma solução que objetiva transformar o sistema analógico em comandos digitais, permitindo que os acessos sejam operados de forma mais clara e intuitiva. Além disso, o novo Panamera traz um conta-giros posicionado no centro do painel de instrumentos, em uma homenagem ao clássico Porsche 356 A de 1955.

9

Ainda nos itens de tecnologia, o Panamera 2017 conta com uma tela 7″ para os ocupantes do banco traseiro. O sistema funciona em conjunto com a nova central multimídia, que traz uma grande tela de 12,3″ e agrega navegação, conectividade Apple CarPlay e um avançado sistema de comandos de voz.

O coração do Porsche Panamera também recebeu novidades. Os blocos V6 e V8 foram reprojetados a fim de garantir mais potência e melhores números de consumo e emissão de poluentes. Anunciado - até então - somente nas versões 4S, 4S Diesel e Turbo, o Panamera 2017 será oferecido com três opções de motorização. A mais potente delas, o 4.0 V8 Turbo com desativação de cilindros entrega 550 cv e 78,5 kgfm de torque e acelera de 0 a 100 km/h em 3,8 segundos (3,6 segundos com o Sport Chrono Pack) com velocidade máxima de 305 km/h. Já o 2.9 V6 biturbo ganhou 20 cv e foi a 440 cv. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos com Sport ChronoPack.

8

Destaque da nova linha, o Panamera 4S Diesel é o carro a óleo mais rápido do mundo segundo a Porsche. O potente V8 desenvolve 422 cv e tem uma patada de 86,6 kgfm de torque, que garante 0 a 100 km/h em 4,3 segundos com máxima de 284 km/h.

Fotos por Diego Matias

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!