Vez ou outra me pego analisando as estratégias de marketing utilizadas pelas montadoras no Brasil. Confesso que não sou o maior estudioso de marketing, mas, sempre que tenho oportunidade, fico admirando a forma com que as empresas promovem os seus produtos, no caso, os automóveis. Recentemente, até falei do sucesso do marketing da FIAT (leia aqui).
Dessa vez, quem me chamou a atenção foi a chinesa Chery e a sua forma divertida de engajar o público através do Facebook. No Brasil desde 2009, as ações de marketing da Chery por aqui têm sido mais discretas do que o que foi feito pela também chinesa JAC, que entrou no mercado brasileiro amparada em um grande grupo automotivo, com "know how" e capital para bancar uma estratégia agressiva.
Recentemente, a página da Chery no Facebook vem sendo alvo de críticas (boas e ruins). É que a marca decidiu personificar um dos seus veículos - o Chery QQ - e transformá-lo em simpáticos (ou não) personagens. Para comemorar o dia do Bigode (26 de Agosto), por exemplo, a marca "criou" um QQ "a la" Seu Madruga - personagem marcante da série de televisão Chaves. Já em outro caso mais antigo, em uma homenagem ao Dia do Rock (13 de Julho), a Chery criou um QQ inspirado na banda Kiss, conhecida mundialmente por suas maquiagens.
É um ação arriscada, mas parece que vem dando certo - pelo menos por enquanto. E a Chery segue sua série de homenagens!
E você, curtiu ou não curtiu? Deixe sua opinião nos comentários ;)