Tradicional no mundo dos veículos off-road, a Land Rover surpreendeu na sua última ação para o Discovery Sport. Para demonstrar a valentia do SUV, a fabricante britânica o submeteu a um teste nada convencional: rebocar três vagões de trem - que juntos somam 100 toneladas (o equivalente a um Boeing 757 vazio) - por 10 quilômetros em uma ferrovia na Suíça, passando por uma ponte histórica sobre o rio Reno.
De acordo com a Land Rover, em condições normais, o Discovery Sport é capaz de rebocar 2.500 kg. Para o teste, a fabricante adaptou apenas uma estrutura formada por pequenas rodas semelhantes às dos trens para segura-lo nos trilhos. A marca revelou ainda que marchas reduzidas do câmbio automático de nove velocidades da ZF não foram utilizadas no teste.
O SUV britânico é equipado com o motor Ingenium 2.0 turbodiesel, que gera 180 cv de potência e 44 kgfm de torque. Entre os sistemas que auxiliam na condução fora de estrada, destaque para o Terrain Response, que gerencia o acelerador, câmbio e tração de acordo com o terreno a ser encarado. O modelo ainda conta com assistências eletrônicas de reboque, como a All Terrain Progress Control (ATPC), uma tecnologia semiautônoma de direção off-road que controla automaticamente as forças de aceleração e frenagem durante a passagem por um obstáculo.
Assista ao Land Rover Discovery Sport rebocando vagões de 100 toneladas:
“Ao longo dos anos, introduzimos diversos recursos de reboque em nossos veículos para facilitar a vida dos nossos clientes. Eu já viajei a diversos lugares do mundo para testar Land Rovers nas mais severas condições, mas este teste de reboque foi o mais extremo que já participei”, revelou Karl Richards, engenheiro-chefe de Sistemas de Controle de Estabilidade da Jaguar Land Rover.
Confira todas as imagens:
[gallery ids="21130,21134,21135,21136,21137,21133,21132,21131"]