O icônico Golf GTI está celebrando 40 anos de história em 2016, e para celebrar a data em grande estilo a Volkswagen Motorsports, em parceria com a Seat, preparou uma versão do carro voltada para as pistas com 334 cv de potência. Batizada de TCR, em referência à prova TCR International Series - onde o carro irá competir -, a versão especial do GTI traz um visual agressivo e, mais que isso, ganhos consideráveis em potência.
Para entrar nas pistas com equilíbrio, a Volkswagen equipou o Golf GTI TCR com um kit aerodinâmico que inclui difusor dianteiro, para-choques mais agressivos, saias laterais e caixas de roda alargadas. Na traseira, há ainda difusor e asa, ambos em fibra de carbono, enquanto o interior recebeu bancos esportivos e gaiola de proteção.
Debaixo do capô, o trunfo do GTI TCR: o bloco 2.0 TSI foi retrabalhado para gerar 334 cv e 41,6 kgfm de torque. O câmbio é sequencial e tem borboletas atrás do volante. Os números de aceleração mostram um 0 a 100km/h em 5.2 segundos e velocidade máxima de 230 km/h. “O Golf GTI TCR não só tem dado excelentes indicações nos testes mas como também tem mostrado um enorme potencial na competição. A elevada procura prova que estamos a fazer um bom trabalho”, garante Jost Capito, responsável pela VW Motorsport.
Com produção limitada a 20 unidades (todas encomendadas), o Golf GTI TCR começa a ser entregue ainda neste mês.