Seguindo a receita dos irmãos mais velhos da linha 911 - e também do 918 Spyder -, a nova geração do Porsche Boxster, revelada nesta semana na Alemanha, passa a adotar os numerais em seu batismo. Agora chamado de 718 Boxster - uma referência ao clássico da Porsche produzido entre 1957 e 1962 -, o conversível mais barato da montadora de Stuttgart foi submetido a uma leve reformulação visual e recebeu grandes novidades no conjunto mecânico. A principal delas foi na gama de motores, agora formada pelos blocos 2.0 e 2.5, ambos turbo e de quatro cilindros. Estes motores devem equipar, posteriormente, o SUV Macan.
Independente da motorização, as versões do 718 Boxster vêm equipadas - de série - com a transmissão manual de 6 velocidades. A caixa de dupla embreagem PDK está como opcional, bem como o pacote Sport Chrono.
O novo 718 Boxster jogou para escanteio o antigo motor 2.7 de seis cilindros em troca de um 2.0 turbo de quatro cilindros (com configuração Boxer mantida) que entrega 304 cv de potência e 38,7 mkgf de torque - ou seja, 35 cv e 10,2 kgfm a mais em relação ao seis cilindros. Com a transmissão PDK e o pacote opcional Sport Chrono, o 718 Boxster vai do repouso até os 100 km/h em 5,1 segundos (0,8 segundos a menos que o 2.7) e atinge uma velocidade máxima de 275 km/h.
Já o 718 Boxster S recebeu um bloco 2.5 turbo de quatro cilindros que rende 355 cv e 42,7 kgfm a partir de 1.900 rpm. Ou seja, 35 cv e 10,2 mkgf a mais em relação ao seis cilindros. Usando o câmbio PDK e o pacote opcional Sport Chrono, o 718 Boxster S vai de 0 a 100 km/h em 4,2 segundos (0,6 segundos a menos que o 3.4 anterior) e atinge uma máxima de 285 km/h.
Segundo a montadora, "os motores turbo de 4 cilindros remodelados com uma típica construção Boxer da Porsche não só demonstram responsabilidade para com o meio ambiente, mas também para com a adrenalina do motorista: a aceleração é enorme – mesmo a baixas velocidades." Ainda de acordo com a Porsche, os novos blocos podem representar uma economia de 13% em relação aos que equipam a geração anterior do carro.
Mesmo com mudanças discretas, os traços do 718 Boxster estão mais modernos e elegantes. Os faróis bixenônio com LEDs são novos, com formato semelhante dos vistos no atual Panamera. Na traseira, além do para-choque redesenhado, as novas lanternas têm iluminação com efeito tridimensional. Entre as duas luzes traseiras, uma barra com a inscrição "Porsche" dá uma impressão ainda mais larga da traseira.
No interior, o 718 Boxster ganhou um novo volante derivado do 918 Spyder e a mais recente geração do sistema Porsche Communication Management (PCM), que conta com uma tela multitouch de 7 polegadas.
O Porsche 718 Boxster começa a ser vendido nos Estados Unidos a partir de junho, com preço de US$ 56 mil para a configuração de entrada e RS$ 64,8 mil para a versão S. A data da sua chegada ao Brasil ainda não foi confirmada, mas o carro já está disponível no portfólio do site nacional da Porsche.
Vídeo:
Acompanhe-nos também nas redes sociais:
Facebook - facebook.com/portalcarangospb
Twitter - twitter.com/carangospb
Youtube: youtube.com/portalcarangospb
Fotos e vídeo: Divulgação