Certamente a atual crise econômica no Brasil não tem agradado os entusiastas automotivos, e os motivos são vários: o poder de compra da população em geral caiu, e a tão sonhada troca de carro deve ser adiada por muitos. Os famosos upgrades no carro também estão mais caros, visto que grande parte das peças são importadas e a desvalorização do real elevou o preço delas aqui no Brasil. As que não são importadas, de alguma forma, o vendedor vai fazer uma relação com o dólar e, no final das contas, te cobrará mais caro. Outro ponto - que muita gente ainda não percebeu - é que o momento em questão é propício para a venda de superesportivos para o exterior do país. Então, se você é aficcionado por carros exclusivos (Pagani Zonda F, Mercedes-Benz SLS, Ferrari F50 etc) e já teve a oportunidade de esbarrar com um deles pelo Brasil, comemore, pois alguns já podem estar de malas prontas para deixar o nosso país. Mas, por qual motivo?
Registro do Pagani Zonda F no Brasil feito em 2014 (foto: Vitor Tavares)
Imagine que você é um milionário inglês. No câmbio atual, uma Libra esterlina equivale a R$ 5,86. Ou seja, com essa cotação, se você tem 500.000 libras em caixa, seu saldo é suficiente para comprar um veículo de mais ou menos 2,9 milhões de reais - isso sem considerar os impostos da transação. Prestando atenção nas pessoas que vivem na sua cidade, quem, em plena crise, teria a capacidade de pagar R$ 2,9 milhões em um automóvel? Ninguém. E se aqui ninguém compra, fora do país, com o real em baixa, tudo fica mais fácil. E é exatamente por este motivo que o único Pagani que circulava no Brasil foi vendido para a Europa no final do ano passado. Por sorte, eu tive o prazer de encontra-lo no Brasil por duas vezes, uma em 2012 e outra em 2014 (fotos que ilustram a postagem), ambas na Avenida Europa, em São Paulo.
Imagem publicada no Instagram ThisCarThatCar mostra o momento em que o Pagani Zonda F chegou a Londres
O valor da negociação envolvendo o único Pagani Zonda F não sabemos, mas recentemente o carro foi anunciado no Brasil por 5,2 milhões de reais. Caso a quantia tenha sido paga em Libras e o preço seja este, o novo proprietário pagou cerca de 890 mil libras pelo esportivo de origem italiana que utiliza um bloco AMG 7,3 litros V12 de 659 cavalos. Segundo dados da fabricante, o Pagani Zonda F acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e atinge uma máxima de incríveis 345 km/h. O esportivo foi trazido ao Brasil em 2007 através da finada importadora Platinuss e demorou cerca de dois anos para ser vendido por uma quantia de 4 milhões de reais a um empresário de São Paulo. De acordo com as fotos publicadas nesta semana, pela página ThisCarThatCar, no Instagram, o carro atualmente está em Londres, na Inglaterra.
Valeu! Foi bom, adeus!
Pagani Zonda F já em solo na cidade inglesa
Acompanhe-nos também nas redes sociais:
Facebook - facebook.com/portalcarangospb
Youtube: youtube.com/portalcarangospb
Snapchat: CarangosPB