Notícia

Conheça os principais tipos de câmbio disponíveis no mercado

Publicado: 14 de setembro de 2015 - Por: Redação

Com tantas opções disponíveis no mercado, às vezes surge o questionamento: qual câmbio escolher? Quais suas diferenças, vantagens e desvantagens? Para esclarecer algumas dessas dúvidas e acabar com as interrogações, vamos explicar para você!

Câmbio Manual

Malagrine

O sistema de câmbio manual, o mais conhecido no brasil, trabalha com engrenagens de diferentes tamanhos que são engatadas individualmente pelo próprio motorista. O câmbio mecânico utiliza engrenagens, embreagem e alavanca de câmbio. A troca de marchas é efetuada de acordo com o posicionamento da alavanca, e é necessário o acionamento da embreagem por um terceiro pedal. A desvantagem deste sistema mecânico é que ele requer pisar na embreagem a cada troca de marcha, bem como exige habilidade e bastante atenção. Entre as vantagens pode-se listar que carros manuais são mais baratos, assim como sua manutenção.

Em busca de solucionar a desvantagem do câmbio mecânico, criou-se os tipos de câmbio que dispensam o pedal de embreagem. São eles: o automático, o automatizado e o CVT, os quais ainda geram muitas dúvidas nos consumidores devido às suas semelhanças.

Câmbio Automático

Câmbio Automático

O câmbio automático utiliza engrenagens planetárias de tamanhos diferentes que estão sempre engatadas entre si e trabalham junto com o conversor de torque. A relação entre a velocidade e a rotação do motor decide a troca das marchas e realiza o encaixe das engrenagens de forma automática, sem a necessidade de reação do motorista. As vantagens são óbvias: conforto e facilidade. Já as desvantagens caracterizam-se pelo maior consumo de combustível e o elevado custo de compra a manutenção.

Câmbio Automatizado

A nova febre no país, principalmente em carros mais acessíveis, é o câmbio automatizado. Ele reúne a simplicidade dos carros manuais ao conforto dos automáticos. A dinâmica é simples, a transmissão é a mesma do sistema mecânico e a embreagem continua lá, mas ela é acionada pelo sistema eletrônico e a troca de marchas é realizada por atuadores hidráulicos.

Câmbio Automatizado

Sendo assim, sem o complexo e caro conversor de torque presente nos automáticos, torna-se mais barato. Infelizmente, sua troca de marcha ainda é considerada lenta e muitas vezes “desconfortável” para alguns motoristas devido ao tranco causado pela troca, o que pode ser amenizado se o piloto tirar o pé do acelerador durante a mudança. E com exceção dos que possuem o assistente de partida em rampa, responsável por segurar o carro por 3 segundos depois de retirado o pé do freio, os automatizados descem uma ladeira assim que o pedal é liberado.

Câmbio Automatizado de dupla embreagem

Câmbio de dupla embreagem

Entretanto, o câmbio automatizado ganhou um novo elemento que aumentou seu conforto e desempenho: uma segunda embreagem. Câmbios de dupla embreagem, como o nome deixa bem claro, são duas embreagens no lugar do conversor de torque que seria usado no automático. Um dos discos de embreagem aciona as marchas pares e a ré, e um disco menor, os ímpares. Dessa forma, enquanto uma marcha está engatada, a marcha seguinte já está selecionada permanecendo com a embreagem desacoplada. No momento da troca, esta embreagem acopla ao mesmo tempo que a marcha anterior é desengatada. Isso permite uma troca com uma rapidez e suavidade impressionantes. Em contra-partida, os veículos de dupla embreagem possuem maior preço de compra.

Câmbio CVT

Câmbio CVT

Por fim, o CVT (Transmissão Continuamente Variável) possui duas polias de diâmetro variável unidas por uma correia metálica, semelhante ao sistema de uma bicicleta. Pode-se dizer que este câmbio possui marchas infinitas, pois não há trancos devido à mudança nas engrenagens. Ele também não possui embreagem. À medida que a correia movimenta-se pelas polias é permitido a variabilidade entre marcha mais alta e mais baixa. Esse tipo de transmissão é mais econômico que o automático e mais confortável, entretanto para alguns pilotos a sua relação de marcha continuamente variável tira a emoção e a esportividade na direção, devido à falta de sensibilidade na troca das marchas.

Cada tipo de câmbio apresenta características e custos diferentes, que podem ser escolhidos de acordo com as necessidades de cada consumidor. Eleja o seu favorito!

Automático Automatizado câmbio Câmbio Manual CVT tipos de câmbio transmissão

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!