Da Redação
Um dos lançamentos mais importantes da Jaguar neste ano, o sedã XE já tem data para estrear no mercado nacional: setembro de 2015. A informação está disponível no site oficial da Jaguar Brasil, onde foi criado um link para cadastro dos interessados em receber informações sobre a novidade.
A linha XE no mercado europeu conta com as configurações SE, Prestige, R-Sport, Portfolio e S, que podem chegar com os blocos 2.0 turbo (potências de 180, 200 ou 240 cavalos) e 3.0 V6 de 340 cv. Para o Brasil, o propulsor mais cotado para equipar o sedã em sua estréia é o 2.0 intermediário com 240 cv, funcionando sempre associado a um câmbio automático de oito marchas. A tração é traseira e a suspensão independente nas quatro rodas.
O sedã XE é 75% composto em alumínio de alta resistência, e outros materiais que podem ser reciclados, em uma plataforma batizada de RC 5754. A estrutura, produzida na fábrica da JLR em Solihull, no Reino Unido, garante maior rigidez e menos peso, conferindo maior segurança aos ocupantes.
Com a fábrica do grupo Jaguar Land Rover em Itatiaia (RJ) prevista para entrar em atividade em 2016, é possível que o Jaguar XE ganhe produção nacional em um futuro não tão distante. No Brasil a novidade deve chegar custando cerca de R$ 170 mil, assumindo assim o posto de veículo mais barato do grupo no país (atualmente sob posse do Freelander S).