Da Redação | Fotos: Vitor Tavares
Grande aposta da Honda para o mercado nacional, o HR-V, novo jipinho que será produzido na fábrica da marca japonesa em Sumaré, no interior de São Paulo, foi apresentado ao público no Salão do Automóvel de SP. "É um veículo totalmente novo, que ditará tendências e revolucionará o mercado automotivo brasileiro", anunciou Roberto Akiyama, vice-presidente da Honda América do Sul. Ainda de acordo com o executivo, a novidade da Honda terá as primeiras unidades produzidas a partir de março de 2015.
Construído sobre a mesma plataforma do Fit, o HR-V - modelo chamado de Vezel em outros mercados - tem dimensões mais generosas que as do monovolume. São 4,29 m de comprimento e 1,70 m de entre-eixos. O porta-malas comporta até 404 litros de bagagem, mais que os declarados 362 litros do rival EcoSport.
Sob o capô, o HR-V vai contar com o bloco 1.8 16V flex de 144 cv, equipado com o sistema FlexOne, que já alimenta o Civic. No câmbio, haverá as opções de transmissão manual de cinco marchas ou CVT.
O preço do Honda HR-V ainda não foi revelado, mas é esperado que ele fique posicionado acima dos SUVs compactos, como Ford EcoSport e Renault Duster, porém um pouco abaixo de SUVs mais encorpados, caso do Hyundai ix35.