Da Redação | Fotos: Divulgação
A Lamborghini revelou nesta quarta-feira (01), no Salão de Paris 2014, na França, o híbrido Asterion LPI 910-4. Com potência total de 910 cv, resultado da combinação de um motor 5.2 litros V10 de 610 cv e de três motores elétricos (300 cv), o Asterion é o primeiro híbrido da história da marca de Sant'Agata Bolognese.
Ainda em forma conceito, o Asterion é apresentado como um "demonstrador de tecnologia". Para Stephan Winkelmann, CEO da Lamborghini, neste momento a tecnologia híbrida é a melhor opção para reduzir significativamente a emissão de poluentes e, mesmo com três motores elétricos, o Asterion contará com uma "experiência de condução verdadeiramente emocional".
Além do bloco 5.2 V10 e dos três motores elétricos, uma transmissão de dupla embreagem de sete velocidades e uma bateria de íons de lítio montado no túnel central completam o drivetrain. Dos três motores elétricos, dois ficam no eixo dianteiro (um em cada roda) e o outro ocupa um espaço entre o motor V10 e a transmissão de dupla embreagem. Como resultado, o Asterion pode ser conduzido tanto no modo híbrido padrão como no modo inteiramente elétrico.
De acordo com Winkelmann, a autonomia é de 50 km apenas com energia das baterias, que podem ser recarregadas na tomada (plug-in).
O desempenho do Asterion honra o espírito da marca: o modelo leva apenas 3,0 segundos para ir de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima de 320 km/h. Utilizando somente o motor elétrico, o superesportivo é capaz de alcançar 125 km/h.
Quanto a nomenclatura do modelo, o “LP” é oriundo da posição do motor “longitudinal posterior”, o “I” de “Ibrido” (ou híbrido, em italiano), o 910 corresponde a potência do motor em hp, o 4 é referente a tração integral, enquanto o “Asterion” é figura da mitologia grega do touro Minotauro.
O Asterion LPI 910-4 representa atualmente a visão de um possível futuro da Lamborghini, mas se a resposta do público em relação ao modelo for boa, é possível que ele seja construído em série num horizonte próximo. Caso isso aconteça, o Asterion encontrará no mercado rivais como McLaren P1, Porsche 918 Spyder e Ferrari LaFerrari.
Fonte: MotorAuthority