Da Redação
A Jaguar apresentou na tarde de hoje (08), em Londres, na Inglaterra, o novo sedã XE, modelo mais em conta da fabricante inglesa e futuro concorrente do Audi A4, BMW Série 3, Mercedes-Benz Classe C e companhia.
Segundo informações apuradas pelo portal Car And Driver, o novo Jaguar XE chega ao Brasil em 2015, antes mesmo de desembarcar nos Estados Unidos - onde será oferecido a partir de 2016.
O sedã XE é 75% composto em alumínio de alta resistência, e outros materiais que podem ser reciclados, em uma plataforma batizada de RC 5754. A estrutura, produzida na fábrica da JLR em Solihull, no Reino Unido, garante maior rigidez e menos peso, conferindo maior segurança aos ocupantes.
A versão de entrada do XE, equipada com um motor da família Ingenium, feito todo em alumínio, quatro cilindros 2.0 a diesel capaz de gerar 163 cv, será oferecida somente no mercado europeu. No Brasil, a versão de entrada (S) terá um 2.0 turbo a gasolina com cerca de 240 cv.
A outra que será vendida também por aqui contará com um motor igualmente de alumínio, mas um 3.0 V6 supercharged com injeção direta de gasolina capaz de produzir 340 cv a 6.500 rpm, além de 46 kgfm a 4.500 giros. O propulsor, o mesmo utilizado pelo irmão F-Type, permite ao Jaguar XE uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente). A transmissão pode ser manual de seis marchas ou automática de oito marchas, enquanto a tração é sempre traseira.
Entre os equipamentos, o XE terá uma tela sensível ao toque de 8 polegadas com controle de voz e conectividade com aparelhos iOS (Apple) e Android. Através de um aplicativo, o usuário poderá controlar ar-condicionado, travamento das portas e até mesmo ligar o motor, tudo remotamente. O head-up display a laser irá projetar informações como velocidade e navegação diretamente no para-brisa.
O novo Jaguar XE custará a partir de 27 mil libras, o que corresponde hoje a aproximados R$ 100 mil (sem impostos).
Veja mais do novo Jaguar XE no vídeo abaixo:
Fonte: CarAndDriver