Libertaram o demônio. O tão aguardado e comentado Challenger SRT Demon enfim saiu do imaginário e se tornou realidade para o público na noite dessa terça-feira (11), às vésperas do Salão de Nova York - evento que abre suas portas à imprensa nesta quarta-feira, 12. Pra atrair ainda mais olhares para o lançamento do modelo, a Dodge convidou o ator Vin Diesel, da série 'Velozes e Furiosos'.
Tratado pela Dodge como o modelo de produção mais potente do mundo, o Challenger Demon é dono de um motor V8 de 6,2 litros, o mesmo que equipa o Hellcat, mas com ajustes para gerar 840 cv no Demon. Para ser um verdadeiro demônio nas pistas, 'o carro de arrancada para as ruas' recebeu a instalação de um novo turbo, pistões, bielas e válvulas, bem como de duas bombas de combustível de duplo estágio. Outras modificações que visam uma maior da performance do Demon incluem o aumento limite das rotações para as 6.500 rpm e a adoção de três novas entradas de ar: uma no capô, outra no farol do lado do condutor e uma terceira no corte da roda. Ainda há, também, um ar condicionado para arrefecer o sistema de intercooler. Além de tudo isso, o Demon é quase 100 kg mais leve que o Hellcat - seu irmão mais comportado, digamos assim.
Todo esse conjunto com foco no desempenho garante ao Demon uma aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2,3 segundos, e, mais que isso, faz o carro chegar aos 400 m - partindo do repouso - em apenas 9,65 segundos.
Pra alimentar a fera, a Dodge recomenda o uso exclusivo, quando o carro estiver com o opcional “Demon Crate” - que adiciona um novo módulo de potência que liberta os 840 cv do Demon -, da gasolina de 100 octanas. No modo convencional, o carro deve beber gasolina de 91 octanas. Assim como já acontece no Hellcat, o Demon conta com chaves que selecionam os seus níveis de potência: a primeira limita sua potência em 500 cv e outra, com acabamento em vermelho, ativa o 'modo morte' e coloca os 808 cv com gasolina normal e 840 cv com combustível de maior octana na mão do condutor. A missão de jogar essa potência pras rodas fica por conta da renovada caixa automática TorqueFlite 8HP90 de oito velocidades, que inclui um conversor de binário revisto, com mais 18% de multiplicação. Em conjunto com o sistema TransBrake, consegue bloquear a transmissão antes do arranque, permitindo ao Demon acelerar até ao nível ótimo de 2.350 rpm. O Demon ainda usa pneus radiais de drag da Nitto, que permitem aumentar a força do arranque em 40% quando comparado ao Hellcat.
Ainda sem preço divulgado, o Challenger Demon tem previsão de estrear no mercado norte-americano entre junho e setembro deste ano. Serão feitas apenas 3000 unidades para os EUA, e mais 300 para o Canadá.