A Honda inaugurou ontem, 27, em Sumaré (SP), o seu novo centro de Pesquisa & Desenvolvimento. Com um investimento de cerca de R$ 100 milhões, a estrutura será voltada para a criação de modelos para o mercado brasileiro e visa o aumento do índice de nacionalização. No discurso de lançamento, a montadora anunciou que o local servirá para o desenvolvimento de novos motores, os quais serão utilizados no Fit, no City e em um "SUV compacto" que estreará no Brasil.
Esse tal SUV compacto, que foi batizado de Honda Vezel, já foi lançado no Japão e deve ganhar identidade brasileira em 2015. A inauguração do novo centro é fundamental nesta estratégia, já que alinhará a produção dos modelos brasileiros às mais modernas fábricas da Honda pelo mundo, permitindo a adaptação da nova plataforma do Fit para os demais modelos da linha, o que inclui o Vezel.
“Nosso objetivo é aumentar o índice de nacionalização dos componentes nos próximos dois anos e desenvolver novas versões e modelos específicos para nosso mercado”, afirmou o gerente geral de Pesquisa e Desenvolvimento da HAB, Luiz Gazzola.
Visando oferecer produtos com preços mais competitivos ao brasileiro, a Honda planeja ainda uma nova fábrica na cidade de Itirapina, no interior do Estado de São Paulo, com capacidade de produção de 120 mil unidades por ano, conforme anunciado ano passado. O início das obras está previsto para 2015. Por sinal, o Vezel será produzido nesta unidade.
No mercado brasileiro, o novo SUV da Honda deverá usar o mesmo 1.5 Flex One que vai estrear com o Fit e também será usado pelo City. O modelo é a aposta da marca japonesa para fazer frente a rivais como Ford EcoSport, Chevrolet Tracker e Renault Duster.
Fonte: AutoEsporte