A Volkswagen apresentou ontem, 11, no aclamado Salão de Frankfurt, o Golf R - versão mais apimentada da nova geração do hatch da VW. A versão, considerada pela marca a mais potente já produzida, traz a mesma mecânica do esportivo Audi S3, com um 2.0 TFSI ajustado para 300 cv de potência e 38,7 kgfm de torque máximo.
Aposta da Volkswagen para fazer bonito no segmento dos esportivos, o Golf R vem equipado com câmbio automatizado de dupla embreagem (DSG), mas, para quem preza pela esportividade (puristas de plantão), há também a opção de uma caixa manual de seis marchas. A missão de enviar a potência para as quatro rodas fica por conta do diferencial Haldex, que envia torque para os dois eixos. Segundo testes da própria Volkswagem, com câmbio manual o esportivo acelera de 0 a 100 km/h em 5,1 segundos enquanto no automatizado o tempo é de apenas 4,9 segundos.
A montadora afirma que o motor do Golf R é o mesmo que equipa a versão GTI do hatch médio, esta capaz de despejar 220 cv. Para conquistar os 300 cv do modelo "R", o bloco EA888 TSI sofreu modificações na cabeça do cilindro, válvulas de escape, pistões, válvulas de injeção, entre outras peças.
Para fazer o conjunto funcionar em perfeita harmonia, a Volkswagen presenteou a versão mais potente do Golf com uma suspensão esportiva que diminui a altura do veículo em 20 mm. Além disso, o Golf R ganhou entradas de ar maiores, para-choques agressivos, saias laterais e escapamentos duplos, difusor traseiro, lanternas de LED escurecidas e ponteiras cromada do escapamento. No interior, há bancos esportivos com acabamento em couro Alcântara.
O modelo chega ao mercado europeu ainda este ano, com preços a partir de €38.325, o equivalente a R$ 117.445 na cotação atual.