Por Vitor Tavares
Paquerando o mercado nacional desde 2013, o Renault Mégane RS continua com futuro incerto no Brasil. Até o momento, a montadora ainda não anunciou a vinda oficial do carro ao nosso país, e as duas unidades do esportivo que estão em terras canarinhas, sendo uma na versão Cup (voltada para as pistas) e a outra Sport (mais luxuosa) foram trazidas com o objetivo de participar de eventos realizados pela Renault Brasil e imprensa - Salão do Automóvel, avaliações da mídia especializada, entre outras ocasiões. Sendo assim, o Renault Mégane RS é, na atualidade, um dos veículos mais exclusivos do país; e para nossa sorte - e de vocês também -, a unidade do esportivo na versão Cup desembarcou em João Pessoa/PB na última sexta-feira. O motivo da sua vinda? Ele será a estrela na inauguração da nova concessionária JCarneiro Renault na estrada de Cabedelo/PB, que acontece amanhã, 18, a partir das 19h.
A convite da JCarneiro, grupo que comercializa os veículos Renault na Paraíba, fomos conhecer o inquieto Mégane RS, hatch produzido em Palencia, na Espanha, e que disputa mercado com Golf GTI e Civic SI. Muita responsa, hein!?
Design cheio de personalidade
No visual do francês, todos os atributos dignos de um veículo visceral: traços musculosos e arrojados, vincos marcantes, linha de cintura elevada e, claro, o tradicional amarelo da Renault Sport.
Destaca-se na dianteira a enorme entrada de ar, faróis de xenônio com máscara negra e o logotipo R.S. Na lateral, os para-lamas alargados a linha de cintura elevada criam a sensação de que o Mégane RS está sempre pronto para o ataque. Rodas de 19 polegadas escurecidas com detalhes contrastantes em vermelho completam o conjunto lateral do francês, enquanto na traseira o destaque fica por conta da saída central de escapamento e aerofólio integrado à tampa do porta-malas.
O interior compartilha elementos com a linha Mégane/Fluence, porém com uma pegada mais dinâmica. Ao entrar no esportivo francês em sua variante Cup, a sensação é de estar a bordo de um veículo desenvolvido para as pistas. Os bancos dianteiros são no formato concha, da Recaro (exclusivos desta versão), que agarram os ocupantes em curvas mais acentuadas e contam com cintos de segurança amarelos; as pedaleiras são de alumínio e os instrumentos são analógicos.
Bancos esportivos em formato concha na versão Cup são diferentes dos que estão da configuração Sport, mais luxuosa
No painel e portas, há ainda apliques em fibra de carbono. O volante, que é revestido em couro, conta com costura contrastante em amarelo, bem como a manopla de câmbio, freio de mão e bancos.
A usina de força
Com temperamento agressivo, o hot hatch francês esconde embaixo do capô um bloco 2.0 Turbo de 265 cv e 36,7 kgfm de torque, capaz de fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 6 segundos e atingir 254 km/h de máxima (limitada eletronicamente). Para a loucura dos gearheads, o câmbio é manual de seis velocidades. A tração é dianteira.
Motor 2.0 Turbo gera 265 cv e 36,7 kgfm de torque
Honrando o espírito esportivo, o câmbio é manual de seis velocidades
Para domar toda a potência gerada pelo conjunto mecânico, o francês nervoso vem equipado com freios Brembo, com discos ventilados nas quatro rodas. O modelo oferece ainda controles de tração e estabilidade, que podem ser desligados para uma condução mais esportiva.
Rodas de liga leve de 19" e freios Brembo
Como dissemos lá no início do texto, o Renault Mégane RS ainda não é comercializado de forma oficial no país, chegando até aqui somente através de importação independente, mas, caso passe a vir oficialmente pela Renault, fontes ligadas a marca estimam preços entre R$ 140 mil e R$ 150 mil.
Confira a galeria completa de imagens do Renault Mégane RS:
[gallery link="file" ids="19231,19232,19233,19234,19247,19246,19240,19244,19248,19242,19241,19243,19245,19230,19229,19239,19236,19237,19235,19238"]