A Toyota confirmou nesta quinta-feira, 04, um recall que envolve 185 mil unidades espalhadas pelo globo. Após identificar uma falha no sistema de direção, a marca convocou os modelos Yaris (conhecido em alguns mercados como Vitz) produzidos entre novembro de 2010 e março de 2012; além do Verso-S e do Ractis, ambos fabricados entre agosto de 2010 e agosto de 2011.
Segundo um porta-voz da Toyota, há risco de o sistema de direção ser danificado por um eventual curto-circuito gerado a partir de gotículas de água formadas em determinados fios do módulo de controle. Caso isso ocorra, uma luz acenderá automaticamente no painel advertindo o motorista e a assistência poderá ser suspensa, tornando a direção mais pesada.
Do total de modelos afetados, 130 mil estão no Japão, mais de 7.400 na Itália, cerca de 7.050 na Alemanha e o restante no Reino Unido e nos Estados Unidos. Nenhum exemplar foi vendido no Brasil, mas não há informações sobre a possibilidade de componentes defeituosos afetarem outros veículos fabricados ou comercializados por aqui.
Fonte: Carplace