Da Redação
Após uma reclamação partindo de uma empresa americana (fabricante do Venom GT), o Guiness divulgou, nesta semana, um comunicado informando a retirada do título de carro mais rápido do mundo do Bugatti Veyron, estabelecido em 2010. O motivo? Segundo o Guiness, a montadora italiana "desrespeitou" as regras ao desativar o limitador de velocidade, que está presente na maioria das unidades colocadas à venda. Assim, o Veyron 16.4 Super Sport atingiu os 431.072 km/h, considerados recorde para um carro produzido em série. Mas, com a velocidade limitada eletronicamente, os carros à venda chegam somente a 415,2 km/h.
"O Guinness World Records está revisando a categoria 'Carro de produção' com especialistas externos para garantir que nossos recordes reflitam conquistas justas nesse segmento", diz o comunicado da organização, que, por enquanto, não atribuiu o posto de carro mais rápido ao Venom GT.
Na terça passada, um representante da Bugatti, marca que pertence ao Grupo Volkswagen, afirmou à rede Fox News que cinco unidades de uma edição especial chamada "Recorde Mundial" do Veyron foram vendidas sem o limitador e que todas as unidades da versão SS podem ter esse dispositivo desativado.
Venom GT: O atual mais rápido do mundo?
Na última terça-feira (02), a preparadora norte-americana Hennessey Performance divulgou que o Venom GT bateu o recorde de carro mais rápido à venda do mundo ao atingir 427,6 km/h, em fevereiro passado, na Califórnia. Na ocasião, a empresa cutucou a Bugatti ao chamar atenção para o fato de que o Veyron era vendido com velocidade limitada eletronicamente.
Baseado no Lotus Elise, o Venom GT tem motor de 7.0 litros que desenvolve até 1.261 cavalos de potência. Segundo a preparadora, ele chegou aos 427,6 km/h acelerando ao longo de 3,2 km na base de Lemoore, da marinha americana, em 9 de fevereiro. A velocidade atingida foi registrada por um computador de bordo e testemunhada por um jornalista do programa "Top Gear", ainda de acordo com a Hennessey. Ainda assim, Hennessey informou que o Venom GT poderia ir além, atingindo facilmente os 442 km/h, e deverá comprovar isso em breve.
Quando chegar no mercado, o modelo deverá ter apenas 29 unidades produzidas, cada uma custando US$ 1,2 milhão. Por ora, o Venom GT figura no Guinness como o carro mais rápido a ir de 0 a 300 km/h, feito obtido em 13,63 segundos em evento no início do ano. Ele superou a marca de 17,68 segundos do Koenigsegg Agera R.
Confira o vídeo do Venom GT acelerando aos 427,6 km/h:
Fonte: AutoEsporte