Marca alemã passa ter 100% das ações da fabricante de esportivos
Em comunicado emitido à imprensa hoje (4), a Volkswagen divulgou que o processo de fusão entre ela e a Porsche foi concluído. A primeira já detinha controle de 49,9% das ações da Porsche e pretendia comprar o restante até 2014. A partir de 1º de agosto, o acordo feito pelos membros administrativos das duas marcas alemãs já entrará em vigor – e a porcentagem saltará para 100%. A Porsche receberá, na negociação, 4,46 bilhões de euros (o equivalente a cerca de R$ 11,3 bilhões) e uma ação ordinária da VW.
Esta compra é o desfecho de uma novela de três anos. Em 2009, a Porsche planejava assumir o controle da Volkswagen. No entanto, por conta da crise econômica mundial, o valor da montadora do icônico 911 despencou. A rival alemã aproveitou o momento e comprou 49% das ações da Porsche, se tornando sua maior acionista.
Agora, com a conclusão da transação, a VW entra na batalha contra a Toyota para tentar o posto de maior montadora do mundo, hoje ocupado pela marca japonesa. “A operação tornará a Volkswagen e a Porsche ainda mais fortes – tanto financeiramente quanto estrategicamente – a partir de agora”, afirmou o professor Dr. Martin Winterkorn, presidente do Conselho de Administração da Volkswagen.
[Fonte: AutoEsporte]