Da Redação
O homem responsável por transformar a indústria automobilÃstica mundial, o lendário Carrol Shelby, faleceu ontem (10), aos 89 anos de idade. A Carroll Shelby Internacional, Inc. informou que Carroll veio ao óbito no hospital de Baylor, em Dallas. A causa da morte não foi divulgada.
Carroll foi o fundador da respeitada indústria automobilÃstica Shelby American, que criou verdadeiras lendas do asfalto, como o Shelby Mustang e o Shelby Cobra nos anos 1960 e 70.
Carrol ao lado do Ford Shelby GR-1
Filho de Warren Shelby, um carteiro de Leesburg e Eloise Lawrence, mudou-se para Dallas, onde concluiu a escola secundária. Se alistou na Força Aérea, combatendo na 2º Guerra Mundial, serviu também como instrutor de vôo e piloto de testes. Casou-se durante a guerra, e teve também o primeiro de seus filhos. Saiu da Força Aérea como 2º Tenente. Inicou seus negócios com uma pequena frota de caminhões e, só depois entrou para o ramo do petróleo. Nas corridas de força livre, iniciou com um Ford 1932, e depois passou para a categoria esporte, com um MG TC. Carroll Shelby iniciou sua carreira de piloto em 1952. Em 1959, foi o vencedor das 24 Horas De Le Mans, ao volante de um Aston Martin.
Carrol Shelby pousando ao lado de dois Cobras
Após dar uma pausa na carreira de piloto, devido a algumas complicações cardÃacas, Carroll decidiu então focar no ramo de design automotivo. Na criação dos seus carros ele buscava obter modelos ágeis, leves, e capazes de vencer todos os outros. O resultado dessa busca viera a ser... O icônico Shelby Cobra. Além de todos esses feitos incontáveis, Carroll esteve envolvido também no desenvolvimento do Dodge Viper e do Ford GT.
O legado de Carrol é mantido até hoje na unidade americana da Shelby, em Las Vegas, onde é feita a produção de autênticos modelos Shelby Cobra e atualizações para veÃculos de alta performance.
Obrigado, Carroll. Descanse em Paz!
Fonte: Carrollshelbyinternational/Marketwatch