Por Diego Germán de Paco
Você não leu errado, este sonho pode se tornar realidade: Com o provável rompimento do grupo como importador exclusivo da Hyundai no Brasil, que passará a ser realizado pelos coreanos, a empresa do ambicioso empresário campinense Carlos Alberto de Oliveira Andrade, se tornará, dizem as boas línguas, uma montadora com marca própria!
Como a fábrica de Anápolis (Goiás), que fabrica veículos para a Hyundai é de propriedade da CAOA, e o parque industrial já está disponível, um utilitário urbano com base no Tucson, porém com a provável marca CAOA, está sendo desenvolvido em um estúdio de design italiano. A motorização que se especula é Fiat, porém, muita coisa ainda pode mudar até o seu lançamento.
A estratégia é inteligente, e começa, em primeiro estágio na terceirização de componentes de outras montadoras, para incorporar know-how e desenvolver engenharia necessária. Estaríamos vendo aí, o nascimento de uma fabricante de automóveis, de capital nacional, iniciativa unicamente vista em larga escala há alguns anos atrás pelo visionário engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel, mas desta vez, com o orgulho adicional de ser criada por um conterrâneo, um paraibano, não à toa carinhosamente chamado de "cabra da peste"! Que venham os CAOA's!!!