Notícia

Brasil adia novamente a adoção da placa única para o Mercosul

Publicado: 12 de setembro de 2016 - Por: Redação

Resolução foi publicada na última quinta-feira (8), no Diário Oficial da União, com base no pedido do novo ministro das cidades, Bruno Araújo, que orientou o Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) a ser cauteloso com a decisão de mudar as placas a partir de 1º de janeiro de 2017.

Mesmo depois de questionado, o DENATRAN ainda não informou a nova data para início da implementação. De acordo com a nova resolução, primeiro o Denatran precisa sinalizar um "ato" que "ateste a implementação no Brasil do sistema de consultas e de intercâmbio de informações sobre aspectos relativos à circulação de veículos nos Estados Partes do Mercosul".

Brasil adia novamente a adoção da placa única para o Mercosul 1

É importante lembrar que essa resolução foi apresentada em 2014 e, desde então, vem sofrendo adiamentos. De qualquer forma, a estimativa é que todos os veículos em circulação no ano de 2020 estejam rodando com as placas unificadas do Mercosul.

O primeiro país a implementar o novo modelo de placas foi o Uruguai. A Argentina só começou a implementação em abril deste ano. Já o Paraguai e a Venezuela afirmaram que as novas placas serão implementas ainda este ano.

DENATRAN Mercosul placas

Notícias Relacionadas

Inscreva-se e acompanhe avaliações das principais novidades do mercado automotivo!