Da Redação | Fotos: Divulgação
A multinacional inglesa Jaguar Land Rover, atualmente controlada pela grupo indiano Tata Motors, anunciou hoje - de forma oficial - um investimento de R$ 750 milhões na construção de uma fábrica de automóveis no estado do Rio de Janeiro. O local escolhido, Itatiaia, já conta com empresas como Michelin, Hyundai Heavy Industries e Rayovac.
Com investimento de R$ 750 milhões até 2020, a fábrica (que ocupará 590 mil m²) deve gerar cerca de 400 empregos diretos. A previsão é que esse número dobre até o final da década. Além da unidade do Rio, a empresa só tem filiais na China. Sua matriz fica na Grã-Bretanha.
As obras devem começar a partir do ano que vem, e o início das operações está previsto para 2016, segundo o acordo anunciado hoje em cerimônia no Palácio da Guanabara, no RJ.
Além de suprir o mercado brasileiro, há a possibilidade de expansão da fábrica para exportar veículos, disse o presidente da empresa do grupo para a América Latina, Flávio Padovan. "Num primeiro momento, nós vamos focar no mercado brasileiro que é o maior da América Latina. Numa segunda fase, nós poderemos eventualmente avaliar a exportação do Brasil para outros países da América Latina. Nós vamos deixar a planta preparada para expandir."
Detalhes sobres os modelos que serão produzidos no Brasil ainda não foram revelados, mas os mais cotados são:
Novo DefenderFonte: Uol